BEBETECA: Lugar de pequenos leitores.
Todo mundo sabe que ler é um hábito adquirido ao longo da vida e que se deve introduzi-lo cedo. Quantas pessoas não têm gravada na memória uma bela história ouvida na infância?
Até algum tempo atrás, acreditava-se que nossa capacidade de representar o mundo só começa a se desenvolver por volta dos 2 anos. Hoje sabe-se que quanto mais cedo a leitura for introduzida na vida da criança, melhor. Isso faz com que ela amplie o vocabulário e passe a se expressar com mais desenvoltura. "As noções de causalidade e organização do tempo são aprendidas mais facilmente e, em médio prazo, isso ajuda a pessoa a ser mais falante e articulada". Mas os benefícios não param po aí. Quem se relaciona permanentemente com livros faz mais associações, adquire um repertório maior de histórias, desenvolve a concentração, aprende a ouvir e aprimora a capacidade representativa e simbólica por meio da escrita e das imagens.
Quando o bebê ouve uma história e tenta repetir palavras, também está desenvolvendo as linguagens oral e escrita, mesmo que ainda não saiba falar. Ler para as turmas de creche requer rotina, livros variados e atraentes e um espaço bem planejado. O ideal é que isso seja feito diariamente, respeitando os limites de tempo do grupo para não cansar nem dispersar ninguém.
Po enquanto, bebetecas são raras no Brasil. É uma pena!