O primeiro contato da criança com o mundo é pela boca e morder faz parte disso.
Mordidas costumam causar revoluções na creche. Ninguém gosta que seu filho seja mordido. Os pais da "vítima", às vezes, sentem-se culpados por deixarem seu filho correr riscos num ambiente com tantas crianças. Já os pais do mordedor, quase sempre, ficam envergonhados com o fato. Tanto a família do mordedor quanto a do mordido se sentem preocupadas ou agredidas.
MAS O QUE SIGNIFICA A MORDIDA?
O primeiro contato da criança com o mundo é pela boca. Você já reparou em um bebê de quatro meses? Ele leva coisas para a boca. Mãos, pés, todos os objetos ao alcance vão, mais cedo ou mais tarde, para a boca do bebê.
Ao colocar um objeto na boca, o bebê está experimentando este objeto. Está aumentando seu conhecimento sobre as coisas que o rodeiam. Começa a experimentar diferenças de peso, textura, tamanho, forma. Enfim, a cada bocada ele conhce um pouco mais o mundo ao redor!
A boca é um dos meios mais importantes para o bebê entrar em contato com o mundo. Além de usá-la para conhecer as coisas, o bebê também a utiliza para outras formas de contato. Eles adoram abocanhar brinquedos, sapatos e até os pais, educadores e amiguinhos para descobrir-se e identificar sensações e movimentos.